
Em setembro passado, após uma reunião com o Ministro da Agricultura e Pescas, o Centro de Competências InovTechAgro, em parceria com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, IP (INIAV, IP), promoveu um dia de campo dedicado ao uso de drones na agricultura, que foi um verdadeiro sucesso.
Hoje, na Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), demos mais um passo em frente: realizou-se uma reunião importante para pôr em prática uma agenda dedicada ao debate sobre esta ferramenta tecnológica na agricultura – tão vital para os agricultores portugueses, trazendo inovação e eficiência ao setor.
Com a participação de InovTechAgro, ANPROMIS, ANAC – Autoridade Nacional da Aviação Civil, e CropLife Portugal, iniciámos um conjunto de ações com os seguintes objetivos:
- Rever o atual enquadramento legal para o uso de drones na proteção das culturas.
- Desenvolver uma proposta para o Grupo Operacional “+Drone”, que terá como foco testar, disseminar e capacitar os agricultores para o uso responsável e eficiente desta tecnologia.
Estamos muito satisfeitos com este primeiro passo, que reflete a colaboração e o compromisso de todas as partes envolvidas. À medida que avançamos, esperamos superar novos desafios para garantir que os drones sejam utilizados de forma segura e em benefício do setor agrícola.
O futuro da agricultura está aqui, e juntos estamos a moldar este caminho!